terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PROJETO- PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO DO BIODIGESTOR


PROJETO BIODIGESTOR

alderigasnatural@hotmail.com         gasnatural-biodigestor.blogspot.com

IDÉIAS QUE DÃO CERTO

Um jeito inteligente de gerar energia, dar mais qualidade de vida e dignidade as famílias.  Ainda contribui com a minimização da poluição do planeta.
A diocese de Floresta-PE vem há anos trabalhando com projetos sociais para tentar dar mais qualidade de vida as famílias que residem em seu território. Já foram experimentados vários projetos, como: piscicultura, plantil de alfafa, avestruz, caprino-ovinocultura etc. Alguns desses vêm dando resultados excelentes, fazendo com que as famílias beneficiadas tenham uma rentabilidade melhor para o seu sustento.
A experiência que adiquirimos nesses anos de trabalhos sociais nos permitiu traçar alguns critérios que nos parecem indispensáveis para alcançar os resultados esperados:
               *Direcionar os projetos aos jovens, de ambos os sexos.
               *Educar para uma solidária e participativa.
               *Orientar os produtores a definir em conjunto estratégias de produção e venda, melhorando assim os resultados para todos.
               *Valorizar a tecnologia e a qualidade da produção para que os produtores possam emfrentar o mercado sem ajuda ou proteção alguma.
                *A atividade seja ecologicamente sustentável e integrada com a comunidade local.
                *Direcionar esses projetos de preferência à:
                1- população mais jovem, inclusive mulheres.
                2- moradores locais.
                3- pessoas de baixa renda.
Nós da paróquia de Manarí-PE temos a experiência do BIODIGESTOR CASEIRO, um projeto simples e barato que tá dando resultados magníficos.
No fim de 2011 conseguimos montar o primeiro biodigestor no território da diocese, no município de Manari; os resultados são muitos satisfatórios. Com o uso do esterco animal estamos conseguindo produzir gás metano para o uso de fogão de cozinha. Um único equipamento esta abastecendo duas casas de família de porte médio, eliminando assim o uso do GLP (ou gás butano), ainda evitando o uso do carvão e da madeira retirada na caatinga; contribuindo também com a renda familiar com o uso do gás no preparo de alimentos para o consumo e venda. A tecnologia do biodigestor também minimiza as pragas dos animais como: moscas, carrapatos etc. pois todos os dias é feita a limpeza do curral com a coleta do esterco para o abastecimento do BIODIGESTOR. ( O equipamento é abastecido diariamente com esterco ainda fresco que libera o gás metano e logo após ele expele o esterco já curtido que serve para adubar as plantações).
As vantagens do uso desta tecnologia são muitas, entre elas a melhoria da qualidade de vida das famílias e a contribuição na redução de: poluentes, desmatamentos, doenças dos animais etc. O NOSSO OBJETIVO É disseminar os biodigestores entre as famílias (criadores de gado da região). Buscando parcerias com empresas, ongs, institutos, órgãos governamentais etc. A ideia é fazer um aparelho para cada família onde buscaremos capacitar as pessoas beneficiadas no uso do aparelho e do gás, sendo que a produção do gás, de um biodigestor nos padrões que propomos é superior ao gasto normal de uma casa, o gás restante pode ser usado no preparo de alimentos para a venda, contribuindo assim numa complementação da renda da família, ou ainda na geração de energia elétrica. Com o adubo produzido pelo biodigestor incentivaremos também o cultivo de hortaliças para o consumo e venda nas feiras livres, ou ainda podem ser vendidos às escolas no programa de compra da merenda escolar direto da agricultura familiar, proporcionando uma merenda de melhor qualidade sem conservantes. O custo do material de um biodigestor, que é de aproximadamente 2.500,00 R$ reais, não será investimento a fundo perdido, pois cada produtor que participar do programa deverá devolver mensalmente uma determinada quantia ( há combinar de acordo as possibilidades de cada um), que irão para um fundo destinado a financiar outros biodigestores multiplicando dessa forma as famílias beneficiadas.
Obs: A devolução termina automaticamente quando atingir o valor exato do investimento. Os beneficiados entram como contra partida com a escavação do buraco, os serviços de ajudante do pedreiro e o recolhimento da areia para a construção.                       

                  LISTA DE MATÉRIAL NECESSÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO
Quantidade
                  Descriminação
Valor (R$)
6 dias
Escavação do buraco
    
1
Caixa de fibra de 3000 litros
10
Sacos de cimento
1barra
Ferro 6,3mm
8k
Arame 12 galvanizado
6 latas
Brita 01
100 latas
Areia

8k
Zinco 0,40mm
200
Tijolos 6 furos
1barra /6m
Cano pvc esgoto 100mm
3,5m
Cano pvc rígido 50mm
3,5m
Cano de ferro 40mm
1,5m
Cano pvc 60mm
1m
Cano pvc 75mm azul
  
2
Cola pvc pequena
30m
Cano pvc rígido 20mm
3
Joelhos pvc  rígido LR 20mm
1
Cap 75mm azul
 
1
T pvc rígido 20mm
1
Parafuso 29cm 3/8
2
Luva de união 20mm
8
Joelhos pvc rígido 20mm
1
Flange 60x60mm
3
Flanges 20mm
3
Registros de esfera 20mm
5m
Mangueira cristal trançada 20mm
6
Luvas LR 20mm
3
Adaptador interno para mangueira pvc 20mm
4
Abraçadeiras rosca sem fim ½”
1
Vasilhame 20L acrílico ( agua mineral) 
2m
Tábua 15cm x 4cm
7m
Barrote de madeira de 10
  
1
Telhe de fibra 1,50x0,80cm
4
Parafusos 8cm3/4
4
Pregos para telhe Brasilit
1m
Tela de nylon 1,50x0,80
4 dias
Mão de obra não especializada

2
Veda rosca
1m
Cano pvc rígido 25mm
1
Capa ante chuva (por encomenda)
OBS:                                                                                                                                                                                                      
 A quantidade de joelhos e canos de 20mm pode ser maior ou menor conforme  a distancia do
 biodigestor até a  casa.

se você tem interece em construir esta tecnologia em sua propriedade ou comunidade, ser um parceiro do projeto e ajudar-nos a montar outros biodigestores para outras famílias que nescessitam, fale conosco pelos seguintes contatos:
E-mail: alderigasnatural@hotmail.com
telefones: 87 81180872/ 87 81180871 vivo
87 98098565 tim

 


59 comentários:

  1. Belo trabalho, fico feliz em saber que minha igreja esteja fazendo isso aí.Parabéns aos que fizeram!

    ResponderExcluir
  2. Ola Sr Alderi:

    Estamos interessados em construir um biodigestor aqui em nossa região, dentro de nossa fazenda e possivelmente espalhar este projeto para tantas outras pessoas que queiram.Assim gostaria de contar com sua colaboração, nos auxiliando com sua experiencia na construção do biodigestor
    Nosso intento é gerar gas de cozinha, energia e o adubo, contribuindo para o bem estar e melhoria do meio ambiente e das pessoas.
    Desta forma solicitaria entrar em contacto conosco o mais breve que lhe seja possivel.
    Nossos telefones sao:
    71 8864 3881 (oi),
    719944 0036 (vivo)
    718323 6209 (claro),
    719125 6850 (tim)
    HUMBERTO RIBEIRO LIBORIO
    Enderço RUA XV DE NOVEMBRO -CENTRO
    CONDE BAHIA
    CEP 48300-000

    Muito agradecido por sua atenção

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O PROJETO,
    AGUINALDOCHAGAS@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  4. Olá, estudo em uma ETEC (que é uma escola técnica da rede Centro Paula Souza), e faço o curso de Técnico em química e uma das disciplinas que temos é o TCC , no qual temos que escrever e desenvolver um projeto.
    O projeto do meu grupo está relacionado ao biogás, e gostaríamos de maiores informações sobre os biodigestores e sua construção, pois gostariamos de aplicar o projeto ou construir uma maquete do biodigestor.

    Gostaria de pedir sua ajuda, nos explicando mais sobre o biodigestor e sua construção se possível.

    Enviei um e-mail para "alderigasnatural@hotmail.com" com esse mesmo texto, e o meu e-mail é caroline.nunesferreira@hotmail.com , caso possa me ajudar.

    Desde já agradeço, Caroline Nunes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Caroline ,meu nome é Pedro tambem estudo na etec porem n o curso de agropecuaria ,gostaria de saber se você ainda tem os resultados de sua pesquisa, se tiver por favor entrar em contato com o numero 014998486825 ou pelo gmail:pedrinhoforlony2@gmail.com

      Excluir
  5. Ola amigos estamos muito carentes desta informação em nossa região e o passo a passo de um modelo de baixo custo que de certo..
    MOro em Penedo estado do rio, e agradeceria muito se pudesse disponibilizar o passo a passo para, a construção de um aqui na região..

    meu e-mail

    tayanproducer@gmail.com

    aguardo

    Eduardo Guerreiro

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pessoal,mt bom esse projeto fiz um trabalho sobre biodigestor, minha questão é q eu não sei quais as conexões e peças p usar no vogal industrial ou comum.? Se vcs poderem me instruirem agradecido. Roberto.tec.agro@hotmail.com p contato

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal, estou diretor de uma ong, (ecologic bike), e estamos pesquisando a população carente de nossa comunidade com a intenção de implantar o biodigestor como gerador de renda para essas famílias, e gostaria de ter mais detalhes do biodigestor, se ele pode ser adaptado de acordo com o perfil da comunidade, se pode ser usado outro tipo de material em sua construção e se neste tipo de biodigestor pode ser usado outro tipo de matéria orgânica.
    Favor enviar a resposta para kinhobike@hotmail.com.
    Desde já agradeço a atenção, José Luís Neves Batista
    abçs.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela iniciativa. Gostaria de mais informações sobre o projeto flaviogbjunior@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. tenho interesse de montar um biodigestor para uso caseiro mais preciso de detalhes do prjeto souza.2013.nf@gmail.com

    ResponderExcluir

  10. Sou estudante de Engenharia Elétrica em uma faculdade em Salvador / Ba . e estou fascinado pelo projeto na verdade já tinha ouvido falar mais este ano como entrei na faculdade a professora nos pediu para elaborar um projeto de energia alternativa eu logo pensei no biodigestor gostaria de mais detalhes sobre a construção do biodigestor . Meu e-mail é josuedu@bol.com.br , desde já agradeço a consultoria.

    ResponderExcluir
  11. Caros amigos,Sou técnico do INCRA-Petrolina PE.gostaria de saber melhores informações sobre o curso do Biodigestor,a duraçaõ,e se tem quantidade de Alunos para ser treinados,custo todas informações,pois o INCRA pedio para que eu procura-se saber melhores informações do mesmo. ficarei grato meu numero cel 87-8857-4761 arnaldo.silva@pnz.incra.gov.br

    ResponderExcluir
  12. boa noite sr: Alderi meu nome é Claudir ,eu meu pai e meus outros trêz irmãos ,somos produtores de leite,moramos em um assentamento temos quatro propriedades aqui,estamos trabalhando em um projeto para pasteurizarmos nosso leite para fornecermos para a merenda escolar, mas a carga tributaria é muito alta, se instalarmos um bio digestor vai melhorar e muito, com energia aquecimento da agua adubação da pastagem, porque trabalhamos com pasto rotativo,poderia nos fornecer um projeto que produza energia para pasteurizar 1000 lt dia?

    ResponderExcluir
  13. tenho uma pequena propriedade no pará e gostaria de saber mais sobre o biodigestor,se puder me ajudar ficarei muito grato
    email naracharles@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso lhe ajudar me chamo Jaqueline moro em a Paragominas-pa. E estou fazendo um projeto de um biodigestor caseiro e que não gasta muito e voce pode fazer em sua propriedade economizando muito

      Excluir
    2. Eu fiquei facinada para fazer no meu sitio gostaria de ter o projeto com maiores detales para montar

      Excluir
  14. Olá! Sou aluno de medicina e minha universidade está com o projeto relacionado à sustentabilidade. Achei muito legal esse seu projeto do biodigestor caseiro e gostaria de citá-lo no projeto. Então gostaria de sua autorização e so possível os valores da tabela de custos para poder construir um. Gostaria, também, de algumas informações adicionais.

    Aguardo contato!

    E-mail: daniel@oliveiraalexandre.com

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. quero essa tecnologia para minha comunidade pois trará um impacto sócio econômico muito grande

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Gostaria de saber se você sabe o custo de um biodigestor para casa com uma família de 5 pessoas, ou como posso calcular. Grata.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de construir um biodigestor em minha propriedade, pode passar mais detalhes do projeto? Flavio1310@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de construir um biodigestor caseiro na região onde moro pedia alguns manuais que possam me orientar caso possível !!! antnio.pululo@gmail. Com ou antonio.pululo@yahoo.com! Interessado em fazer um tema para graduação agradecia a colaboração.

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de construir um aqui. Vcs podem me informar mais detalhes? Tenho certeza que vai ajudar muito os moradores da minha região. suelyschuab@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Tenho projeto vertical de plantacao organica..12 981468727 ou Tupyynamba no face..

    ResponderExcluir
  22. Tenho interesse. Maiores informações para minha região.

    ResponderExcluir
  23. Tenho interesse. Maiores informações para minha região.

    ResponderExcluir
  24. Boa dia Sr Alderi,
    Andei estudando o PROJETO BIODIGESTOR, gostaria de implantar na propriedade de meu pai no Município de Acaiaca MG, nossa região ainda não possui, por este motivo gostaria de um suporte, orientação.
    Achei muito interessante quando se trata de um projeto pensando no bem esta das familias e principalmente olhando o meio ambiente.

    Quem já tiver implantado e funcionando quiser colaborar com a orientação, vou agradecer muito.
    Aguardo um retorno.

    Jose Roberto
    Tel: 31 98374-6968 ou 31 98368-9620
    email:jr.acaiaca@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. ADOREI A IDEIA, QUERO INSTALAR NA CHACARA E ENSINAR AOS OUTROS CHACAREIROS DAQUI.
    MANDEI UM EMAIL SOLICITANDO PASSO A PASSO.
    PARABENS PELO PROJETO.!
    ROSANGELA DE JESUS

    ResponderExcluir
  26. ADOREI A IDEIA, QUERO INSTALAR NA CHACARA E ENSINAR AOS OUTROS CHACAREIROS DAQUI.
    MANDEI UM EMAIL SOLICITANDO PASSO A PASSO.
    PARABENS PELO PROJETO.!
    ROSANGELA DE JESUS

    ResponderExcluir
  27. Sou Tecnico Agricola e tenho interesse em desenvolver esse projeto aqui na região.... Sou morador da cidade ITAPICURU no interior da Bahia. meu email. aricad1001@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Tenho interesse em trazer o projeto para nosso municipio de Moiporá - Goias. Gostaria de receber o passo a passo para construir o Projeto Biodigestor, com esterco de gado. Meu e.mail: coronel.almeida@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. olá meu nome é armando abel tenho interesse em aprofundar, conhecimento nesse projeto de biodigestor afim de puder levar para comunidades carentes da áfrica inclusivo em guiné-bissau onde as famílias usam lenha para fazer suas refeições. se alguém saber de alguma informação ou curso e forma que eu posso ter contacto com esse projeto por favor me indique.
    e-mail: armando.vieira90@gmail.com/ watsap: 085987230402

    ResponderExcluir
  30. olá meu nome é armando abel tenho interesse em aprofundar, conhecimento nesse projeto de biodigestor afim de puder levar para comunidades carentes da áfrica inclusivo em guiné-bissau onde as famílias usam lenha para fazer suas refeições. se alguém saber de alguma informação ou curso e forma que eu posso ter contacto com esse projeto por favor me indique.
    e-mail: armando.vieira90@gmail.com/ watsap: 085987230402

    ResponderExcluir
  31. Ola meu amigo, tenho uma propriedade em Minas, Rio Novo. Gostaria de Informações do projeto para instalação. alexchrist@gmail.com;
    Grato desde logo
    Alex Christ

    ResponderExcluir
  32. Ola.. Gostaria muito de levar esse projeto pra uma pequena associação. Povoado Boa vista maranhão..
    (99)988024116

    ResponderExcluir
  33. Moro em Cotia no meio do mato vou usar as fossas com gás tenho tres deles 1 esta cheia vai ser esta que irei usar para o gás.

    ResponderExcluir
  34. Olá sou Giovani, moro no povoado de Canabrava no Municipio de Montalvânia MG. Preciso de mais informações. giovaniguerra@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Gostaria de saber se alguém tiraria minha dúvida.Tem diferença em produzir gas com recipientes de 200 l ou na outra tecnologia tipo fossa?

    ResponderExcluir
  36. Olá!Estou buscando mais informações sobre a construção de um biodigestor caseiro.

    Contato: anetta.nogueira@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. oi gostaria de contruir um bio disgestor para gas na minha propriedade rural , tenho algumas manilhas de concreto
    gostaria de saber o passo a passo. ficaria grato se pudessem me orientar.

    ResponderExcluir
  38. Teria como fazer um orçamento desse material com a mão de obra. E enviar para rangelsobral.saude@gmail.com. obrigado

    ResponderExcluir
  39. Aqui em Santa Catarina na cidade de Gaspar só sei de um biodigestor , este é de campana. E esta região é rica de material orgânico, mas pobre de interesse por este benefício, talvez por falta de incentivo. Portanto vamos conquista-lo apresentando projetos diversificados. Estou disposto, OBRIGADO !

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho uma propriedade 50/50 vacas de leite gostaria de fazer um biodigestor Como que eu faço compra de material e saber a quantidade certa de tamanho projeto saber também o valor como que fica

    ResponderExcluir
  41. Boa noite moro em Riachão das Neves, Oeste da Bahia e temos uma propriedade e estamos iniciando uma criação de gado de corte e temos que irrigar pra alimentação do gado, a irrigação e através de poço artesiano, além da bomba submersa ainda tem as da irrigação entao o custo da energia e alta, temos como produzir gás natural suficiente pra tocar a propriedade?

    ResponderExcluir
  42. Tenho interesse de construir um em minha residência,e usar toda vontade de esterco que é produzida nos arredores de minha comunidade ,(79)998560482

    ResponderExcluir
  43. Olá, eu já tentei fazer um biodigestor, mais n deu certo, e agr eu preciso q ele de certo, vcs poderiam me ajudar, dando algumas dicas, pois o biodigestor é pro meu TCC, se puder me ajudar esse é meu watts(17)991697854 chama lá pfv

    ResponderExcluir
  44. Olá, eu já tentei fazer um biodigestor, mais n deu certo, e agr eu preciso q ele de certo, vcs poderiam me ajudar, dando algumas dicas, pois o biodigestor é pro meu TCC, se puder me ajudar esse é meu watts(17)991697854 chama lá pfv

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde. Enviei e-mail porque tenho interesse tanto em parceria quanto para utilização em minha residência. Por favor, entrem em contato comigo.
    Abraços;

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde. Enviei e-mail porque tenho interesse tanto em parceria quanto para utilização em minha residência. Por favor, entrem em contato comigo.
    Abraços;

    ResponderExcluir
  47. Olá meu nome é Sara Yasmim sou aluna do IFMS Aquidauana estou desenvolvendo um projeto com Biogás para comunidade indigena de MS e gostaria de saber melhor sobre o projeto e implantação! Como foi feita essa distribuição, no formato celulas? atendendo quantas casas??
    Obgda

    ResponderExcluir
  48. ola eu gostaria de saber se eu posso subistitui as placas de concreto por tijolos para fazer o biodigestor....

    ResponderExcluir
  49. Quero esse projeto como faço para obtê-lo tenho uma casa de recuperação aqui em caldas novas Goiás meu ZAP e 64 993377484 claro !!!!

    ResponderExcluir
  50. Boa noite tenho enterese em um sistema dese pra focionar um gerador nao sei se esse projeto da pra mim preciso de informaçao obrigado

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde, possuo uma propriedade em uma pequena chácara (em torno de 1 hectar). Nesta chácara tem um poço de água potável. Tenho interesse em produzir um biodigestor para não contaminar o solo e consequentemente ter o gás para o consumo. Preciso de informações.

    ResponderExcluir
  52. Boa noite, meu nome eh caetano moro em Mg cidade de itanhomi temos uma propriedades e gostaria muito em construir um biodigestor e queria muito ser orientado por vcs e fico na espera de seus contatos obrigado

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde preciso construir um biodigestor, mas preciso saber de vvs como finciona e custosok meu zap 033999794096 fico na espera de contatos de vcs

    ResponderExcluir
  54. você está procurando um empréstimo comercial para refinanciar suas necessidades, então a oferta de empréstimo pedro será boa para você porque é genuína e passível de trabalhar com uma taxa acessível e termos e condições de empréstimo simples, também para qualquer tipo de empréstimo que você deseje solicitar por e-mail pedroloanss@gmail.com / texto whatsapp: +1 863 231 0632

    ResponderExcluir