alderigasnatural@hotmail.com

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PROJETO- PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO DO BIODIGESTOR


PROJETO BIODIGESTOR
ANO DE ANIVERSÁRIO DO PROJETO GÁS NATURAL
É com muita alegria que nós que fazemos o projeto gás natural anunciamos o primeiro ano de aniversário do projeto. Neste primeiro ano em um unico aparelho já retiramos mais de 400 metros de metano da atmosfera, deixamos de queimar 18 butijões de GLP, ( gás laboratorialmente produzido), evitamos de derrubar mais de 20 arvores de porte médio ou de utilizar mais de 500k de carvão vegetal.
Melhoramos na ordem de 30% a renda e a qualidade de vida da família beneficiada, seja na renda gerada com o gás escedente ou no cultivo de ortaliças.
Temos a enorme alegria de anunciar aos nossos leitores que estamos concluindo a contrução de mais dois biodigestores, e temos apoio financeiro de pessoas e empresas de muito boa vontade para a contrução de mais 4 aparelhos. Com isso o meio ambiente e outras famílias carentes serão beneficiadas.
Em nome do meio ambiente e destas famílias nosso muito obrigado a todos que apoiam o projeto

alderigasnatural@hotmail.com         gasnatural-biodigestor.blogspot.com

IDÉIAS QUE DÃO CERTO
 
Um jeito inteligente de gerar energia, dar mais qualidade de vida e dignidade as famílias.  Ainda contribui com a minimização da poluição do planeta.
A diocese de Floresta-PE vem há anos trabalhando com projetos sociais para tentar dar mais qualidade de vida as famílias que residem em seu território. Já foram experimentados vários projetos, como: piscicultura, plantil de alfafa, avestruz, caprino-ovinocultura etc. Alguns desses vêm dando resultados excelentes, fazendo com que as famílias beneficiadas tenham uma rentabilidade melhor para o seu sustento.
A experiência que adiquirimos nesses anos de trabalhos sociais nos permitiu traçar alguns critérios que nos parecem indispensáveis para alcançar os resultados esperados:
               *Direcionar os projetos aos jovens, de ambos os sexos.
               *Educar para uma solidária e participativa.
               *Orientar os produtores a definir em conjunto estratégias de produção e venda, melhorando assim os resultados para todos.
               *Valorizar a tecnologia e a qualidade da produção para que os produtores possam emfrentar o mercado sem ajuda ou proteção alguma.
                *A atividade seja ecologicamente sustentável e integrada com a comunidade local.
                *Direcionar esses projetos de preferência à:
                1- população mais jovem, inclusive mulheres.
                2- moradores locais.
                3- pessoas de baixa renda.
Nós da paróquia de Manarí-PE temos a experiência do BIODIGESTOR CASEIRO, um projeto simples e barato que tá dando resultados magníficos.
No fim de 2011 conseguimos montar o primeiro biodigestor no território da diocese, no município de Manari; os resultados são muitos satisfatórios. Com o uso do esterco animal estamos conseguindo produzir gás metano para o uso de fogão de cozinha. Um único equipamento esta abastecendo duas casas de família de porte médio, eliminando assim o uso do GLP (ou gás butano), ainda evitando o uso do carvão e da madeira retirada na caatinga; contribuindo também com a renda familiar com o uso do gás no preparo de alimentos para o consumo e venda. A tecnologia do biodigestor também minimiza as pragas dos animais como: moscas, carrapatos etc. pois todos os dias é feita a limpeza do curral com a coleta do esterco para o abastecimento do BIODIGESTOR. ( O equipamento é abastecido diariamente com esterco ainda fresco que libera o gás metano e logo após ele expele o esterco já curtido que serve para adubar as plantações).
As vantagens do uso desta tecnologia são muitas, entre elas a melhoria da qualidade de vida das famílias e a contribuição na redução de: poluentes, desmatamentos, doenças dos animais etc. O NOSSO OBJETIVO É disseminar os biodigestores entre as famílias (criadores de gado da região). Buscando parcerias com empresas, ongs, institutos, órgãos governamentais etc. A ideia é fazer um aparelho para cada família onde buscaremos capacitar as pessoas beneficiadas no uso do aparelho e do gás, sendo que a produção do gás, de um biodigestor nos padrões que propomos é superior ao gasto normal de uma casa, o gás restante pode ser usado no preparo de alimentos para a venda, contribuindo assim numa complementação da renda da família, ou ainda na geração de energia elétrica. Com o adubo produzido pelo biodigestor incentivaremos também o cultivo de hortaliças para o consumo e venda nas feiras livres, ou ainda podem ser vendidos às escolas no programa de compra da merenda escolar direto da agricultura familiar, proporcionando uma merenda de melhor qualidade sem conservantes. O custo do material de um biodigestor, que é de aproximadamente 2.500,00 R$ reais, não será investimento a fundo perdido, pois cada produtor que participar do programa deverá devolver mensalmente uma determinada quantia ( há combinar de acordo as possibilidades de cada um), que irão para um fundo destinado a financiar outros biodigestores multiplicando dessa forma as famílias beneficiadas.
Obs: A devolução termina automaticamente quando atingir o valor exato do investimento. Os beneficiados entram como contra partida com a escavação do buraco, os serviços de ajudante do pedreiro e o recolhimento da areia para a construção.                       

                  LISTA DE MATÉRIAL NECESSÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO
Quantidade
                  Descriminação
Valor (R$)
6 dias
Escavação do buraco
    
1
Caixa de fibra de 3000 litros
10
Sacos de cimento
1barra
Ferro 6,3mm
8k
Arame 12 galvanizado
6 latas
Brita 01
100 latas
Areia

8k
Zinco 0,40mm
200
Tijolos 6 furos
1barra /6m
Cano pvc esgoto 100mm
3,5m
Cano pvc rígido 50mm
3,5m
Cano de ferro 40mm
1,5m
Cano pvc 60mm
1m
Cano pvc 75mm azul
  
2
Cola pvc pequena
30m
Cano pvc rígido 20mm
3
Joelhos pvc  rígido LR 20mm
1
Cap 75mm azul
 
1
T pvc rígido 20mm
1
Parafuso 29cm 3/8
2
Luva de união 20mm
8
Joelhos pvc rígido 20mm
1
Flange 60x60mm
3
Flanges 20mm
3
Registros de esfera 20mm
5m
Mangueira cristal trançada 20mm
6
Luvas LR 20mm
3
Adaptador interno para mangueira pvc 20mm
4
Abraçadeiras rosca sem fim ½”
1
Vasilhame 20L acrílico ( agua mineral) 
2m
Tábua 15cm x 4cm
7m
Barrote de madeira de 10
  
1
Telhe de fibra 1,50x0,80cm
4
Parafusos 8cm3/4
4
Pregos para telhe Brasilit
1m
Tela de nylon 1,50x0,80
4 dias
Mão de obra não especializada

2
Veda rosca
1m
Cano pvc rígido 25mm
1
Capa ante chuva (por encomenda)
OBS:                                                                                                                                                                                                      
 A quantidade de joelhos e canos de 20mm pode ser maior ou menor conforme  a distancia do
 biodigestor até a  casa.
PASSO A PASSO DA CONSTRUÇÃO DO BIODIGESTOR
obs: por motivos de respeito aos nossos direitos altorais retiramos os detalhes do passo a passo da construção do biodigestor deste blog.
se você tem interece em construir esta tecnologia em sua propriedade ou comunidade, ser um parceiro do projeto e ajudar-nos a montar outros biodigestores para outras famílias que nescessitam, fale conosco pelos seguintes contatos:
E-mail: alderigasnatural@hotmail.com
telefones: 87 81180872/ 87 81180871 vivo
87 96142674 tim

 


13 comentários:

  1. Belo trabalho, fico feliz em saber que minha igreja esteja fazendo isso aí.Parabéns aos que fizeram!

    ResponderExcluir
  2. Ola Sr Alderi:

    Estamos interessados em construir um biodigestor aqui em nossa região, dentro de nossa fazenda e possivelmente espalhar este projeto para tantas outras pessoas que queiram.Assim gostaria de contar com sua colaboração, nos auxiliando com sua experiencia na construção do biodigestor
    Nosso intento é gerar gas de cozinha, energia e o adubo, contribuindo para o bem estar e melhoria do meio ambiente e das pessoas.
    Desta forma solicitaria entrar em contacto conosco o mais breve que lhe seja possivel.
    Nossos telefones sao:
    71 8864 3881 (oi),
    719944 0036 (vivo)
    718323 6209 (claro),
    719125 6850 (tim)
    HUMBERTO RIBEIRO LIBORIO
    Enderço RUA XV DE NOVEMBRO -CENTRO
    CONDE BAHIA
    CEP 48300-000

    Muito agradecido por sua atenção

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O PROJETO,
    AGUINALDOCHAGAS@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  4. Olá, estudo em uma ETEC (que é uma escola técnica da rede Centro Paula Souza), e faço o curso de Técnico em química e uma das disciplinas que temos é o TCC , no qual temos que escrever e desenvolver um projeto.
    O projeto do meu grupo está relacionado ao biogás, e gostaríamos de maiores informações sobre os biodigestores e sua construção, pois gostariamos de aplicar o projeto ou construir uma maquete do biodigestor.

    Gostaria de pedir sua ajuda, nos explicando mais sobre o biodigestor e sua construção se possível.

    Enviei um e-mail para "alderigasnatural@hotmail.com" com esse mesmo texto, e o meu e-mail é caroline.nunesferreira@hotmail.com , caso possa me ajudar.

    Desde já agradeço, Caroline Nunes.

    ResponderExcluir
  5. Ola amigos estamos muito carentes desta informação em nossa região e o passo a passo de um modelo de baixo custo que de certo..
    MOro em Penedo estado do rio, e agradeceria muito se pudesse disponibilizar o passo a passo para, a construção de um aqui na região..

    meu e-mail

    tayanproducer@gmail.com

    aguardo

    Eduardo Guerreiro

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pessoal,mt bom esse projeto fiz um trabalho sobre biodigestor, minha questão é q eu não sei quais as conexões e peças p usar no vogal industrial ou comum.? Se vcs poderem me instruirem agradecido. Roberto.tec.agro@hotmail.com p contato

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal, estou diretor de uma ong, (ecologic bike), e estamos pesquisando a população carente de nossa comunidade com a intenção de implantar o biodigestor como gerador de renda para essas famílias, e gostaria de ter mais detalhes do biodigestor, se ele pode ser adaptado de acordo com o perfil da comunidade, se pode ser usado outro tipo de material em sua construção e se neste tipo de biodigestor pode ser usado outro tipo de matéria orgânica.
    Favor enviar a resposta para kinhobike@hotmail.com.
    Desde já agradeço a atenção, José Luís Neves Batista
    abçs.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela iniciativa. Gostaria de mais informações sobre o projeto flaviogbjunior@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. tenho interesse de montar um biodigestor para uso caseiro mais preciso de detalhes do prjeto souza.2013.nf@gmail.com

    ResponderExcluir

  10. Sou estudante de Engenharia Elétrica em uma faculdade em Salvador / Ba . e estou fascinado pelo projeto na verdade já tinha ouvido falar mais este ano como entrei na faculdade a professora nos pediu para elaborar um projeto de energia alternativa eu logo pensei no biodigestor gostaria de mais detalhes sobre a construção do biodigestor . Meu e-mail é josuedu@bol.com.br , desde já agradeço a consultoria.

    ResponderExcluir
  11. Caros amigos,Sou técnico do INCRA-Petrolina PE.gostaria de saber melhores informações sobre o curso do Biodigestor,a duraçaõ,e se tem quantidade de Alunos para ser treinados,custo todas informações,pois o INCRA pedio para que eu procura-se saber melhores informações do mesmo. ficarei grato meu numero cel 87-8857-4761 arnaldo.silva@pnz.incra.gov.br

    ResponderExcluir
  12. boa noite sr: Alderi meu nome é Claudir ,eu meu pai e meus outros trêz irmãos ,somos produtores de leite,moramos em um assentamento temos quatro propriedades aqui,estamos trabalhando em um projeto para pasteurizarmos nosso leite para fornecermos para a merenda escolar, mas a carga tributaria é muito alta, se instalarmos um bio digestor vai melhorar e muito, com energia aquecimento da agua adubação da pastagem, porque trabalhamos com pasto rotativo,poderia nos fornecer um projeto que produza energia para pasteurizar 1000 lt dia?

    ResponderExcluir
  13. tenho uma pequena propriedade no pará e gostaria de saber mais sobre o biodigestor,se puder me ajudar ficarei muito grato
    email naracharles@hotmail.com

    ResponderExcluir